Ir direto para menu de acessibilidade.
Pagina Inicial > Últimas Notícias > 5ª Região Militar lança Programa de Atendimento a Emergências com Produtos Controlados pelo Exército
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

5ª Região Militar lança Programa de Atendimento a Emergências com Produtos Controlados pelo Exército

  • Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 12h46
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 12h49

 

Desde 2015, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), tem observado à necessidade da criação de um protocolo que oriente de forma mais rápida, eficaz e segura às equipes que atuam com ocorrência de sinistros no uso de Produtos Controlados pelo Exército (PCE). Atendendo a essa necessidade, foi criado o Programa de Atendimento a Emergências com PCE (PAE/PCE).

O programa propõe informações essenciais para a adoção de procedimentos estruturados de modo a assegurar uma resposta eficiente aos acidentes decorrentes do uso de PCE, por meio de ações que preservem a segurança dos usuários, da população lindeira, equipes de atendimento, ecossistema natural, e patrimônio, submetidos à situação de risco. 

O SFPC/5, que também é considerado um órgão de apoio em diversos Planos de Contingência de instituições também ligadas a produtos perigosos, recebe diversas chamadas solicitando o apoio a acidentes com PCE. Entre as principais ocorrências estão os acidentes envolvendo caminhões que transportam explosivos.

Entre as orientações do PAE/PCE estão: uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI); cuidados e orientações durante uma ocorrência com produtos perigosos que podem reagir violentamente entre si, provocando uma explosão ou podendo produzir gases tóxicos ou inflamáveis; a forma precisa e adequada de identificar produtos perigosos que são transportados pelas rodovias, ferrovias, portos e armazenados em empresas; a indicação dos SFPC que atuam no estado do Paraná, entre outros.

O PAE/PCE foi elaborado com base no 1º Simpósio de Atendimento a Emergências com PCE, que ocorreu no mês de julho de 2019. O programa contou com a participação da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e de órgãos de atendimento a emergências das defesas civil, estaduais e municipais, demonstrando um relacionamento próximo e harmonioso entre o SFPC/5 e os demais órgãos.

 

          

registrado em:
Fim do conteúdo da página