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Breve histórico

Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 12h54

Alinhado com a necessidade de atualização e modernização de processos e das estruturas de atendimento aos Públicos Internos e Externos, o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados e com o apoio do Comando Logístico e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, além de Organizações Militares Regionais constitutivas do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), promoveu estudos para o estabelecimento de uma Plataforma de Governança informatizada que permitirá a gestão de processos do sistema, de forma eficiente, eficaz e efetiva.

Assim, foram iniciados ou procedimentos licitatórios para a contratação de empresas para o mapeamento, modelagem e melhoria de processos do SisFPC; e para o desenvolvimento de um sistema que comportasse as funcionalidades de interesse, com foco inicial naquelas mais demandadas pelos usuários, tidas como funcionalidades finalísticas.

Dessa forma, em dezembro de 2017, surgiu o Projeto Sistema de Gestão Corporativo (Projeto SisGCorp) como uma proposta de modernização de todos os processos e práticas dentro da Organização como um todo, com reflexos diretos para um maior controle, agilidade nos processamentos e segurança dos dados. Nesse sentido, o SisGCorp objetiva ainda, melhorar a gestão dos processos; mitigar a atividade cartorial (migrando recursos humanos para a atividade-fim de fiscalização dos produtos controlados); melhorar a agilidade nas análises; e incrementar a capacidade de auditagem, além de dinamizar a comunicação com o usuário.

Ao longo dos anos de 2018 e 2019, os trabalhos do Projeto SisGCorp estiveram voltados para os recursos humanos que integram a estrutura interna do SisFPC, com o mapeamento e a melhoria de processos, levantamento de requisitos alinhados com as reais necessidades do sistema, além de capacitações e sensibilização de recursos humanos nas Regiões Militares, como executoras de todas as tarefas operativas e interface fundamental com os usuários externos (desportistas e gestores de Produtos Controlados pelo Exército - PCE). Nesse período, as tarefas implementadas foram primordiais por apresentarem oportunidades de melhoria essenciais, que foram aplicadas oportunamente nas funcionalidades existentes. Ainda, foram tratadas integrações do SisGCorp com bases de dados de Órgãos da Administração Pública e buscadas aderências do sistema a melhores práticas, em uso em outras organizações.

No corrente ano, já no primeiro trimestre de 2020, há a previsão da entrega dos primeiros serviços, contemplando inicialmente Pessoas Físicas (PF). Ato contínuo e paralelamente, serão atendidos serviços de interesse de Pessoas Jurídicas (PJ), alinhado com a metodologia ágil que permeia toda a construção do sistema.

 

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