Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Informatização do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados: governança para o futuro
Início do conteúdo da página

Informatização do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados: governança para o futuro

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h42 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h48


A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC)  realizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, o 2º Ciclo de Validação do Redesenho do Mapeamento dos Processos do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), no contexto do Projeto Sistema Gerencial Corporativo (SisGCorp), que trata da automação de todos os processos que, atualmente são executados de forma cartorial, em todo o país. A atividade ocorreu em Brasília, com a participação de oito Regiões Militares e de integrantes da Diretoria, diretamente envolvidos. A primeira reunião ocorreu no mês junho deste ano. Naquela ocasião, foi implementada a validação do redesenho do 1º Ciclo de processos, envolvendo mais de 50 funcionalidades.

O SisGCorp tem o objetivo de abranger, em um só software, todos os serviços e funcionalidade necessárias, integrando bases de dados de sistemas legados (internos do SisFPC) e de Órgãos Governamentais, e adotando o que há de mais moderno em tecnologia para o incremento no controle, auditagem e segurança de seus sistemas. Permitindo, dessa forma, a contínua melhoria de processos de gestão dos Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro (PCE). O SisGCorp irá automatizar os processos finalísticos, gerenciais e de suporte do SisFPC, tornando-os mais ágeis, flexíveis para novas funcionalidades, seguros e de fácil manutenção, com interfaces internas e externas, a exemplo do Portal Único do Comércio Exterior (SISCOMEx).

  Entre os principais benefícios estão: aumento da produtividade; modernização do sistema; padronização e automatização dos processos - para que os Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados Regionais atuem de forma única; aperfeiçoamento do controle de PCE; subsidio a decisões estratégicas e operacionais, baseadas em indicadores de inteligência; aumento do esforço operacional nas fiscalizações, decorrente do esvaziamento de efetivos na parte cartorial; aumento da transparência, por meio da utilização de mecanismos de consulta e acompanhamento on-line dos serviços, adequando os trabalhos ao contido na Lei de Acesso à Informação; e auditoria em todos os níveis do SisFPC. Com isso, visualiza-se um significativo aumento de agilidade na consulta de produtos e informações para empresas e usuários do sistema, facilitando a fiscalização e acompanhamento do produto controlado.

O Projeto

No planejamento inicial do projeto, foram definidos três ciclos de trabalhos, compreendendo um total de 155 (cento e cinquenta e cinco) processos finalísticos, gerenciais e de suporte.

Na execução do1º Ciclo (envolvendo processos finalísticos; portanto, os de maior impacto nas práticas do SisFPC), nos meses de abril, maio e junho, a empresa especializada em mapeamento, indicadores e melhoria de processos realizou o levantamento e análise dos principais problemas e apresentou propostas de soluções (redesenho dos processos) apontadas por 09 (nove) Regiões Militares.

Neste 2º Ciclo, 08 (oito) Regiões Militares, analisaram primordialmente processos gerenciais e de suporte, abrangendo os macroprocessos de Estrutura Tecnológica do SisFPC, Regulação e Fiscalização de PCE, Atendimento Institucional e Gestão Orçamentária.

Já no 3º Ciclo, está prevista a finalização da análise dos processos, onde serão trabalhados os macroprocessos de Capacitação de Pessoal, Gestão de Pessoal e Expediente, Segurança Orgânica e Patrimônio. 

O término do projeto está previsto para 2021, contudo, seguindo a Metodologia Ágil, estão planejadas entregas parciais e em curtos períodos de tempo, permitindo que ferramentas e funcionalidades possam ser colocadas em execução, antes do encerramento do projeto.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2015 - Exército Brasileiro - Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.
Quartel-General do Exército - Bloco H - 4º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília - DF - CEP: 70630-901
Desenvolvimento: Seç TI Gab Cmt Ex
Atualização: Div TI/DFPC (2018)