Ir direto para menu de acessibilidade.
Pagina Inicial > Últimas Notícias > Release - Operação Alta Pressão IX
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Release - Operação Alta Pressão IX

  • Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h04
  • Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 20h45

Brasília, 24 de setembro de 2019 - O Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados - SisFPC inicia hoje, em todo o Brasil, a Operação Alta Pressão IX. A atividade ocorre em interagências e tem como finalidade fiscalizar o comércio, o tráfego e a utilização de armas de fogo, munições e insumos, em lojas virtuais e físicas cadastradas junto ao Exército, além de clubes de tiro. A meta é evitar ou coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados. 

A primeira operação do gênero ocorreu em 2015. De lá para cá, foi possível constatar uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições no âmbito regional e nacional. Todas as atividades têm contado com a participação de militares do Exército e de diversos Órgãos de Segurança Pública. 

O SisFPC tem capacitado todos os militares e integrantes de agências que participam da operação. O objetivo é prepará-los na difusão do conhecimento, conforme diretrizes emanadas pelo Comando Logístico – COLOG. Antecede a esse trabalho, o levantamento prévio por parte da inteligência do Exército e dos demais órgãos de segurança, visualizando por meio de instrumentos tecnológicos os principais alvos e riscos.

Dados

Nesta edição estão participando as 12 Regiões Militares com aproximadamente 746 militares e tendo como objetivo fiscalizar 871 estabelecimentos. Contamos com o apoio dos seguintes Órgãos de Segurança Pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Brigada Milita, Polícia Civil, Receita Federal e Bombeiro Militares. 

Grande parte das empresas autuadas não atendia a legislação vigente. Quanto ao volume de armas e munições apreendidas, a principal motivação se deu pela ausência de documentação, além dos números de PCE existentes no estabelecimento haverem divergido do registro constante do Exército. Fiscalizar o controle de estoque desses estabelecimentos é um fator considerado importante para a DFPC.

Videoconferência

No dia 17 de setembro, aconteceu no Centro de Operações e Controle do Exército, (COPCON), em Brasília, uma videoconferência, presidida pelo Subcomandante Logístico, General de Divisão Eduardo Antônio Fernandes, com a participação de representantes das 12 Regiões Militares, espalhadas pelo Brasil, além de integrantes da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal e da Polícia Federal. Na reunião foi compartilhada a visão sistêmica e estratégica da operação. 

Para que um produto seja “controlado pelo Exército”, ele precisa ter poder de destruição ou outra propriedade de risco. Além disso, é necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade. 

Informações:

Início da Operação: 24 de setembro de 2019.

Nome: Alta Pressão IX

Finalidade: Atividades de fiscalização no comércio de armas e munições

Email: comsoc@dfpc.eb.mil.br

Contato: 61-3415 5540/ 6230 / 4393

registrado em:
Fim do conteúdo da página