Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DFPC promove ciclo de palestras para alunos da EsAO
Início do conteúdo da página

DFPC promove ciclo de palestras para alunos da EsAO

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h12 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h59


Durante os dias 20 e 21 de setembro, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), com o apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar (SFPC/11), realizou, no Quartel-General do Exército, Forte Caxias, em Brasília, a 1ª Cooperação de Instrução aos Capitães alunos do Curso de Material Bélico, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). O encontro teve por objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema: Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército.

No primeiro dia, foi ministrado pelo Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, uma palestra sobre o novo modelo no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE), adotado pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) e disseminado às 12 Regiões Militares. O General também destacou as principais mudanças já ocorridas, desde a implantação da Nova Governança do Sistema, em junho de 2015. Desde então, o trabalho tem gerado melhorias significativas na prestação de serviço ao usuário.

Outro tema proposto foi o de “Regulação e Capacitação”, tendo sido destacado pelo Chefe da Divisão de Regulação da DFPC, Coronel Valdir Campoi Junior, o empenho da Diretoria em capacitar militares, empresas, usuários e também os órgãos de segurança pública que lidam com PCE. Só no ano de 2016, cerca de 1.450 pessoas foram capacitadas e o objetivo é chegar a 100% dos integrantes do Sistema.

As novas Portarias também estavam entre os assuntos tratados. “A meta é buscar cada vez mais a simplificação dos processos, reduzindo paulatinamente a burocratização”, afirmou o Coronel.

Em se tratando de autorização, foi apresentada, pelo Chefe da Divisão de Controle, Coronel Fábio Pires do Val, a redução do tempo de espera para análise de processos. Um exemplo é a concessão de Título de Registro (TR), que antes demorava cerca de 180 dias e, atualmente, o prazo baixou para 30 dias, até a emissão do documento, diminuindo, consideravelmente, a espera do usuário.

O Chefe da Divisão de Fiscalização, Coronel Walter Augusto Teixeira, apresentou a sistemática das operações de fiscalização desencadeadas pelo SisFPC. Somente neste ano, cinco operações já foram realizadas em todo o território nacional, pelas doze Regiões Militares, com a participação dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública, da fiscalização fazendária e outros, em um ambiente interagências de operações.

O dia 20 de setembro terminou com um debate, que contou com a participação dos palestrantes da DFPC. Foram homenageados, ao final da jornada, pelo Instrutor-Chefe do Curso de Material Bélico da EsAO, Tenente Coronel Vinícius Gonçalves Souza, o General de Exército Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, Comandante Logístico, representado pelo General de Divisão Antonio Maxuell de Oliveira Eufrásio, Subcomandante Logístico, e o General Neiva, ocasião em que foi agradecido o apoio prestado, assim como as informações compartilhadas nas apresentações.

Para o Capitão Diego Amaro Pereira, aluno da EsAO, “sem dúvida, todos os Capitães sairão daqui com a noção exata da importância e da forma que a DFPC vem buscando transformar essa atividade”.

No último dia da atividade, os alunos visitaram as dependências do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar e, em seguida, acompanharam a vistoria em uma pedreira selecionada como alvo da Operação Dínamo V, iniciada em 19 de setembro, em todo território nacional, com foco na fiscalização de explosivos e correlatos.

O evento contribui para a propagação de uma das ações da DFPC a uma fração importante do público interno, constituída por futuros formadores de opinião e difusores de conhecimento, no sentido de incrementar o esclarecimento do que representa o SisFPC para o Exército Brasileiro e para a Indústria Nacional, com seus reflexos na economia, defesa e segurança pública, contribuindo, significativamente, no atendimento de diversos pleitos da sociedade brasileira.

  

 

 

Jornalista: Laudicéia Emerick (2º Ten) 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2015 - Exército Brasileiro - Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.
Quartel General do Exército - Bloco H - 4º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Desenvolvimento: Seç Tlm Gab Cmt Ex