Ir direto para menu de acessibilidade.
Pagina Inicial > Últimas Notícias > Exército divulga balanço da Operação Dínamo VII, voltada para fiscalização de explosivos e correlatos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exército divulga balanço da Operação Dínamo VII, voltada para fiscalização de explosivos e correlatos

  • Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 09h55
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 12h59

O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), realizou do dia 28 a 31 de maio, a Operação Dínamo VII. A ação aconteceu em todo o território nacional de forma simultânea e contou com o apoio das 12 Regiões Militares (RM), Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e Agências Governamentais. No decorrer do ano, várias operações são desencadeadas pelo Sistema com o escopo de fiscalizar o manuseio de Produtos controlados pelo Exército (PCE) por órgãos com Certificado de Registro (CR).

No último dia da operação, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), com sede em Brasília, reuniu-se com as RMs por meio de videoconferência, para tratar do fechamento da atividade. A transmissão ocorreu no Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON/DFPC), responsável pelo monitoramento permanente das operações, atuando durante 24 horas, sete dias por semana, de toda a rede de fiscalização, com capilaridade em todo o território nacional.

A operação Dínamo consiste na intensificação da fiscalização e do controle da produção, armazenamento, comercialização, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos. Durante a ação, foi também vistoriado a data de validade dos produtos, se o tipo de veículo é adequado para o transporte e se a quantidade transportada é a mesma que consta nas notas fiscais. Caso a empresa esteja em situação ilegal, ela pode levar advertência e ter o Certificado de Registro (CR) junto ao Exército cancelado, além das multas previstas em Lei.

A operação continua sendo desencadeada esta semana em algumas regiões.

Balanço da Operação Dínamo VII

A operação contou como efetivo de 1.588 integrantes, que percorreram cerca de 137.000 quilômetros em 241 viaturas do Exército e dos Órgãos de Segurança Pública. Foram apreendidos mais de 187.000 quilos de explosivos, 6.140 unidades de espoleta, cerca de 31.000 quilos de nitrato de amônia e 117.553 metros de cordel.

Fizeram parte dessa operação as polícias Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Membros da Justiça (JUST), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Receita Federal e Estadual, Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Órgãos do Meio Ambiente (OMA) e Ministério do Trabalho (MT).

registrado em:
Fim do conteúdo da página