Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exército promove simpósio para blindadoras
Início do conteúdo da página

Exército promove simpósio para blindadoras

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 16h54 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 17h10

Ocorreu nesta quarta-feira (14), no Quartel General do Ibirapuera, em São Paulo, o Simpósio sobre as novas Normas Reguladoras dos Procedimentos para Blindagem de Veículos (NORBLIND). O evento foi realizado pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região Militar (SFPC/2).

A iniciativa visou apresentar e divulgar a nova legislação para as empresas do setor e aos representantes das demais Regiões Militares. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Blindadores Veiculares (ABRABLIN) e da Federação das Empresas de Seguros Gerais (FENASEG). O Simpósio teve a supervisão da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e proporcionou, aos convidados, debates sobre aspectos relevantes, relacionados às ações de fiscalização a blindadoras e fabricantes. O treinamento foi ministrado por militares do Exército que trabalham diretamente com o sistema de blindagem.

Nova Portaria 55 - COLOG

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 13 de junho de 2017, a Portaria nº 55, assinada pelo Comando Logístico – COLOG. O documento dispõe sobre procedimentos administrativos para fabricação de blindagens balísticas, importação, exportação, comércio, locação e utilização de veículos blindados e prestação de serviço de blindagem em veículos automotores, embarcações, aeronaves ou em estruturas arquitetônicas.

No evento, o Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, destacou a grande importância da criação da nova Portaria. “O documento surgiu de uma necessidade observada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, em aprimorar a legislação, frente às mudanças ocorridas no cenário atual, referente à blindagem”. Outras questões levantadas pelo General foram: a necessidade de aperfeiçoar ainda mais a fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), melhorar o atendimento aos usuários, reduzir a burocracia e oferecer respostas ágeis e precisas às demandas que crescem de maneira exponencial. "Os trabalhos estão sendo realizados com a nova Portaria. Ela visa intensificar a capacidade de controle e fiscalização, bem como melhorar os serviços prestados” completou.

Em seguida, o presidente da ABRABLIN, Rogério Garrubbo, ressaltou o quanto o setor tem crescido no país. “Existem cerca de 20 mil funcionários trabalhando para blindagem no país. Hoje, a associação possui 60% das empresas do setor filiada a nós, mas o objetivo é alcançar 100%” disse ele.

Mais da metade das empresas do mercado nacional encontra-se estabelecida no Estado de São Paulo (SP). O SFPC/2 é responsável pela regularização e fiscalização dessas empresas, que, atualmente, passam de 260 unidades com cadastro ativo no Exército, para que possam atuar, de acordo com as diretrizes previstas na legislação em vigor.

Ao final, foi ministrado um curso de capacitação para os militares que lidam com o assunto em questão. O treinamento visa alinhar os procedimentos da nova Portaria, bem como atender, de forma sistêmica, as mudanças no atendimento prestado pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2015 - Exército Brasileiro - Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.
Quartel General do Exército - Bloco H - 4º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Desenvolvimento: Seç Tlm Gab Cmt Ex