Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Indicadores de desempenho na DFPC
Início do conteúdo da página

Indicadores de desempenho na DFPC

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 11h25 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 15h26

Atualmente, as relações das pessoas com as organizações caracterizam-se pelo uso crescente de novas tecnologias, mudando a dinâmica entre os prestadores de serviço com seus clientes. O novo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), nesse contexto, está se adequando ao adotar a gestão por processos, gerenciamento de riscos e monitoramento de seu desempenho por intermédio de indicadores, instrumentos de gestão essenciais para identificar avanços, melhorias de qualidade e correção de problemas.

A capacidade de avaliar e medir os serviços prestados e, ainda, introduzir melhoria contínua na gestão do Sistema, irá propiciar uma entrega qualificada de valor que irá atender, de forma mais efetiva, à sociedade a qual servimos.

O conceito e a utilização constante dos indicadores de desempenho é o grande desafio. Internalizá-los como ferramenta propulsora da qualidade e da oportunidade dos serviços prestados é uma tarefa que pertence a todos. 

Uma gestão mais refinada deve saber medir o que interessa e o que realmente possui relevância.  Por outro lado, não podemos esquecer que os indicadores devem ser simples, diretos e mostrar, de forma inequívoca, o desempenho de uma atividade realizada por determinado processo. As informações prestadas devem ser passíveis de comprovação e facilmente rastreáveis.  Em suma, os indicadores devem sinalizar ao longo do tempo, a tendência de desempenho das atividades desenvolvidas.

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados - DFPC está na fase de conscientizar todos os atores que participam dos processos, particularmente os referentes aos finalísticos, da importância e contribuição que os indicadores de desempenho irão propiciar na execução mais elaborada de suas atribuições funcionais. Os gestores, em diferentes níveis do SisFPC, ao realizar uma gestão qualificada dos indicadores, poderão entregar muito mais que serviços à sociedade, entregarão valor calcados na eficiência, na eficácia e  na efetividade.

Autor: Cel R/1 Ribas - DFPC

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2015 - Exército Brasileiro - Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.
Quartel General do Exército - Bloco H - 4º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Desenvolvimento: Seç Tlm Gab Cmt Ex